SEARCH

03 setembro, 2017

IP tenta recuperar atrasos acumulados e acelera projectos no percurso Caíde-Marco-Régua

Com as obras de electrificação entre Caíde e o Marco de Canaveses constantemente a derrapar, como demos conta no Boletim 10 e em posterior notícia mais desenvolvida, a Infraestruturas de Portugal (IP) está a tentar descontar o perdido. A empresa informa ter “iniciado o processo de contratação da nova empreitada”, para concluir definitivamente a electrificação e proceder a uma renovação integral de via (RIV) naquele troço.

Uma RIV consiste em substituir, na íntegra, carris, travessas e balastro. Por outras palavras, trata-se de fazer uma linha praticamente nova.

As obras nos túneis (que permitirão concluir a electrificação) e a RIV vão acontecer “numa empreitada única”, esclarece, em comunicado, a IP, cujo objectivo é ganhar tempo para fazer face aos atrasos recorrentes. O projecto, reformulado, para as obras nos túneis em Caíde e para a RIV estará concluído “durante o [próximo] mês de Outubro”.


Quanto ao troço entre as cidades do Marco e da Régua, a IP refere, no mesmo texto, que estão já em estudo as obras de electrificação, construção de sub-estações de tracção (espécie de “centrais eléctricas” que injectam a corrente na linha), RIV, intervenções em taludes e desnivelamento de passagens de nível.