SEARCH

26 novembro, 2017

Urbanos do Porto. Comboios lotados desde o início da viagem

A oferta de comboios urbanos a norte do Porto tem-se revelado insuficiente para a procura que existe. Composições a menos e paragens desadequadas resultam em comboios lotados logo desde a estação de partida. Os períodos mais “críticos” são, naturalmente, as horas de ponta.

No sentido Braga-Porto, os comboios que partem às 7h21 e às 7h45 saem, da origem, com praticamente todos os lugares ocupados. No caso particular do comboio que sai às 7h45 de Braga, n.º 15212, ele é habitualmente constituído por duas automotoras e efectua paragens em Nine, Famalicão, Trofa, São Romão, Ermesinde, Águas Santas/Palmilheira, Rio Tinto, Contumil, Porto Campanhã e Porto S. Bento. O comboio sai de Nine quase cheio - e ainda tem pela frente oito paragens. O comboio das 7h21, n.º 15208, por sua vez, circula apenas com uma automotora e pára mais três vezes que o das 7h45. No sentido Porto-Braga, ao final do dia, a situação repete-se em moldes semelhantes.

Reestruturação dos horários e mais composições poderia resolver o problema
As populações de Ermesinde, Águas Santas/Palmilheira, Rio Tinto e Contumil são servidas pelos comboios urbanos procedentes e com destino a Braga, Guimarães, Penafiel e Caíde. No período de hora de ponta da manhã e no sentido Ermesinde-Porto, apenas um comboio em 16 não pára em todos aqueles apeadeiros (o n.º 15184, que vem de Guimarães). Ora, é evidente que o número de passageiros que utilizam os apeadeiros entre Ermesinde e Campanhã não é determinante para a lotação de um comboio, mas é também evidente que essas populações estão muitíssimo bem servidas a nível de comboios urbanos.


A Associação Comboios XXI questiona se não seria conveniente uma forma mais eficaz de gestão do tráfego de comboios, de modo a disponibilizar um melhor serviço para os utentes de todos os comboios - sem prejuízo para os utentes daquela zona. Uma proposta a equacionar é a circulação directa entre Ermesinde e Contumil. Paralelamente, ou em alternativa, alguns comboios poderiam circular com duas automotoras - haja, para isso, material circulante disponível.

Nelso Silva