Páginas

24 agosto, 2017

Electrificação do troço Caíde-Marco novamente suspensa

As obras de electrificação do troço ferroviário entre Caíde de Rei e Marco de Canaveses estão novamente paradas. A empresa Isolux-Corsán não vai concluir a obra, como estava inicialmente previsto. Em causa estarão as condições financeiras daquela empresa espanhola.

Ao que tudo indica, será assegurada uma nova empreitada para a continuação e a conclusão da electrificação daqueles 16 km.

Há muito tempo que as dificuldades com esta obra são conhecidas, mas, segundo fontes ouvidas pela Associação Comboios XXI, é certo que a obra não vai ficar parada. Ao que tudo indica, outro construtor assumirá a obra como ela está neste momento e irá terminá-la.

Desde 2014 que as obras estão em "pára-arranca", como relatou o jornal Público há um ano.

Há alguns dias, a CP repôs a normal circulação do comboio regional 4151, entre Caíde e Marco de Canaveses. Esse comboio era suprimido para permitir que as obras decorressem com normalidade.

A Associação Comboios XXI contactou a empresa Isolux-Corsán, mas não obteve resposta. Estamos também em contacto com a Câmara Municipal de Marco de Canaveses e outras entidades locais.

Vemos com muita apreensão esta notícia, que vai provocar um atraso ainda maior naquela obra. É urgente que os comboios urbanos - eléctricos - do Porto cheguem a Marco de Canaveses, servindo aquela população de forma muito mais eficiente, pondo fim ao transbordo em Caíde e libertando comboios a gasóleo para outros trajectos.

Vamos, muito em breve, apresentar novos detalhes sobre este assunto.

Antero Pires